A Liturgia da Palavra
Entrada
O sacerdote sai do átrio da igreja e pronuncia umas palavras de boas-vindas para a criança. Esta entrada é um símbolo de boas-vindas que todo o Povo de Deus, representado por amigos e parentes, dá à criança como um membro da Igreja. Liderando a assembleia estão os pais e padrinhos da criança, uma vez que foram eles que o apresentaram à vida cristã no batismo, fizeram as promessas batismais em seu nome e se comprometeram a educá-lo na fé. A Primeira Comunhão de seu filho e afilhado é um passo que dão no cumprimento desse compromisso.
As leituras
Na missa de uma Primeira Comunhão, as leituras, o salmo e o Evangelho podem ser selecionados previamente pela criança e seus pais. Geralmente, são escolhidas passagens que fazem alusão à Eucaristia: as primeiras reuniões dos apóstolos, a alegoria da videira, ou aquelas em que Jesus fala especificamente da Eucaristia. No entanto, existe a possibilidade de que se selecionar qualquer outra passagem, de acordo às realidades pelas quais a criança ou sua família estejam passando naquele momento.A criança deve escutar as leituras com atenção, estando consciente de que é o mesmo Deus quem lhe está falando de uma maneira pessoal e com uma mensagem específica para ele.
A Homilia
Na missa de uma Primeira Comunhão, a homilia está totalmente dirigida à criança e à sua família. O sacerdote explica o conteúdo das leituras e o significado do sacramento que a criança está a ponto de receber, mas o fará em uma linguagem acessível para a criança. A criança deve escutá-la com atenção.
Renovação das promessas batismais
Ao terminar a Homilia, a criança se colocará junto de seus pais e padrinhos e realizará a renovação das promessas do Batismo. Neste momento, acende-se a vela com o círio Pascal.
A oração dos fiéis
Neste momento a assembleia põe-se de pé para pedir juntos e em voz alta a Deus pela fidelidade e santidade da criança que fará sua Primeira Comunhão. Também pode ser pedido por coisas que interessam a toda a Igreja: o Papa, os doentes e os pobres, mas este momento pode ser aproveitado para pedir pelas necessidades específicas da família da criança que faz a primeira comunhão. Estes pedidos especiais devem ser elaborados com antecedência pela criança e pelos pais. A criança pode escolher as pessoas que ele deseja que façam estas petições à frente da Igreja.
O Credo
Todos os assistentes pronunciam de pé e em voz alta a oração do Credo na qual se encontram resumidas em doze artigos todas as verdades da fé católica. A criança que faz a Primeira comunhão confirma sua fé diante de todos os presentes.
A Liturgia Eucarística
O ofertório
Nesta parte da Missa, a criança que faz a Primeira Comunhão leva as oferendas, o pão e o vinho ao altar, e o sacerdote apresenta-as a Deus oferecendo para que se convertam no Corpo e Sangue de Cristo. A consagração É o momento mais solene da missa no qual ocorre a transformação real do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo. Deus faz-se presente e manifesta seu grande amor aceitando novamente o sacrifício de seu Filho para que a criança que faz a sua Primeira comunhão chegue a estar estreitamente unida a Ele.
A comunhão
É o momento culminante da cerimônia, em que por fim a criança receberá Jesus Cristo através do pão e do vinho. O sacerdote aproxima-se da criança e pronuncia as palavras «O Corpo e o Sangue de Cristo» ao que o menino responde «Amém», demonstrando sua fé no sacramento e recebendo em sua língua a hóstia consagrada molhada no vinho. Após a comunhão. guarda-se o silêncio sagrado, no qual a criança entra em uma conversa íntima com Jesus Cristo, agradecendo tudo o que tem recebido: a vida, a fé, sua família, o precioso dom da Eucaristia; pedindo-lhe perdão por todas as ocasiões em que não se comportou como digno filho de Deus e caiu no pecado, e pedindo as graças necessárias para ser melhor cristão a cada dia. Esta oração sempre deve terminar com um propósito concreto de melhora de vida.
A bênção final
A cerimônia finaliza com a Bênção, em virtude da Primeira Comunhão realiza-se de uma maneira mais solene que de costume. Nela, o sacerdote pedirá a Deus que abençoe especialmente a criança e a sua família para que lhes conceda as graças necessárias para viver plenamente sua fidelidade como filhos de Deus e membros da Igreja.
Fornecido por CComment