Leitor: Vamos iniciar nossa Hora Santa tentando responder: Quem é Jesus? Nenhum entendimento é capaz de abarcar, em síntese densa, toda a riqueza dos atributos de JESUS. No entanto, as verdades mais reais a seu respeito se expressam melhor no silêncio digno e santo da adoração. Nós estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Leitor: A graça de Deus, nosso Pai e criador está no meio de nós pela presença real de Cristo Jesus, na força do Espírito Santo.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu para esta hora de adoração e de louvor a Cristo Jesus no Santíssimo Sacramento.
Leitor: Graças e Louvores se deem a todo o momento
Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo sacramento
Leitor: O conhecimento de uma pessoa se dá a partir do encontro e do relacionamento. Para saber quem é Jesus é preciso estar na presença dEle, estabelecendo com Ele a intimidade sempre necessária para manter acesa a devoção, o amor e paixão por Aquele que dá sentido à nossa existência e alimenta a nossa esperança. (Ouçamos o santo Evangelho)
Evangelho: Mt 16,13-18
Naquele tempo 13. "Chegando ao território de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?”. 14. Responderam: “Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas”. 15. Disse-lhes Jesus: “E vós quem dizeis que eu sou?” 16. Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”. 17. Jesus, então, lhe disse: “Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.* 18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.*" Palavra da Salvação.
Leitor: À medida em que nos aproximamos do mistério de Jesus e de sua Palavra vai se desvelando quem Ele é.
1) Jesus enquanto Deus é AUTO EXISTENTE, não necessitou de nada e de ninguém para existir e para continuar a existir. Ele não depende de ninguém fora de si mesmo para ser o que é.
2) Jesus existe acima de qualquer limitação de tempo. Ele não tem começo nem fim, e existe sem sucessão de momentos, ou seja, para Ele não existe passado, presente e futuro. Ele é ETERNO.
3) Jesus, com o Pai e o Divino Espírito Santo é Deus é o Deus ÚNICO. Distinto do Pai e Espírito Santo enquanto pessoa, mas único em essência.
4) Jesus, como o Pai e o Espírito Santo, é IMUTÁVEL. Tanto o Seu ser como Suas perfeições não sofrem qualquer alteração, e Ele não muda, de forma alguma, os Seus propósitos e promessas (Tg 1,17).
5) Ele tudo sabe, tudo conhece, dEle ninguém nada esconde. Ele é ONISCIENTE. Não precisa pedir nenhuma informação, bem como nunca possui dúvidas.
6) Ele é ONIPRESENTE. Não está limitado de nenhuma forma pelo espaço. Sua presença é infinita, de modo que Ele está presente em toda parte com toda plenitude do Seu ser (Sl 139). Ele está aqui, na palavra proclamada, na eucaristia adorada, na comunidade reunida, em cada um de nós em particular, escondido nas criaturas, no pobre que encontramos, no ar que respiramos. Ele aqui está.
7) Ele é ONIPOTENTE, pois seu poder não deriva de nada e de ninguém. Ele possui todo poder infinito e ilimitado. Ele é Deus soberano.
Leitor 1: Esses atributos divinos são afirmados na teologia. Esses são atributos incomunicáveis de Deus, ou seja, não são transmitidos a ninguém.
Leitor 2: Esses atributos são necessários para o desenvolvimento correto da compreensão de Deus. Porém, mais do que esses atributos apresentados é preciso se debruçar na intimidade divina. Jesus pergunta em seu evangelho para Pedro e pergunta hoje para nós: “E vós quem dizeis que eu sou?”.
(Silêncio adorador e meditativo)
Leitor 1: Como Pedro queremos dar a nossa resposta:
Todos: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”.
Leitor 1: Jesus é nosso Deus e nosso Salvador. Toda graça nos vem dele.
Leitor 2: Jesus, nosso Deus.
Todos: Tende piedade de nós.
Leitor 1: Jesus nosso Pastor,
Todos: Guiai-me Àquele que está alem de qualquer imagem, Deus, Vosso Pai e nosso também.
Leitor 1: Jesus é nosso Deus e nosso Salvador. Toda graça nos vem dele.
Leitor 2: Jesus, nossa porta,
Todos: Sede a nossa segurança e a nossa liberdade
Leitor 1: Jesus o Servo de Deus.
Todos: Ensinai-nos a servir. Servir é uma foram de amar.
Leitor 2: Jesus, nossa luz,
Todos: Iluminai-nos, iluminai nossos passos no caminho da paz, do amor, do céu. Fazei brilhar sobre nós a luz da vossa face. Amém.
(Silêncio Adorador)
Leitor 1: À medida em que entramos em contato com o mestre Jesus, Ele vai nos revelando a nós mesmos.
Leitor 2: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Leitor 1: Em Cristo Jesus descobrimos nossa limitação, fragilidade e contingência diante dos atributos incomunicáveis de Deus. Em Cristo Jesus também descobrimos a nossa vocação.
PRECES:
Leitor 1: Ele é Amor (1Jo 4,8). Como criaturas de Deus somos também chamados a viver o amor aos nossos semelhantes. Eis a nossa vocação!
Todos: Fazei Frutificar em nós o AMOR aos irmãos.
Leitor 2: Ele é Bondade. Todo o seu agir é benevolente e legítimo, mesmo que o homem não compreenda. Somos chamados a ser bons uns com os outros. Eis a nossa vocação!
Todos: Despertai em nós vossa bondade Senhor, para que também sejamos bondosos.
Leitor 1: Ele é Misericórdia. Ele se compadece da humidade angustiada e carente. Esta também é a nossa vocação!
Todos: Fazei-nos sentir vossa misericórdia e perdão, para perdoarmos os nossos irmãos.
Leitor 2: Ele é Justiça. Seu proceder é plenamente perfeito e reto. Não há injustiça em Deus, e dEle não provém nenhum tipo de desigualdade. Ele sempre é correto, e seus juízos são perfeitos. Somos também chamados à justiça. Esta é a nossa vocação!
Todos: Fazei, que sejamos corretos e justos em nossos caminhos.
Leitor 1: Ele é Santo, completamente separado do pecado, totalmente comprometido com sua honra. Ele nunca está relacionado a qualquer coisa impura ou qualquer comportamento indigno. O atributo da santidade permite que os pecadores estejam unidos a Ele por meio da santificação operada pela salvação conferida por Cristo Jesus. A santidade é nossa vocação!
Todos: Queremos crescer ó Deus em santidade.
(Pai-Nosso; Glória ao Pai; Jesus manso e humilde de coração).
Fornecido por CComment