Leitor: Meus irmãos e minhas irmãs. Aqui sobre o altar está o Deus que tanto nos ama...que tão bem nos quer...que gosta de nós. Aqui está, diante de nossos olhos, Jesus Cristo no sublime sacramento. Tão presente e tão vivo no altar como está no céu. E nós viemos para adorá-lo. Cantemos a Ele e o reconheçamos como nosso Rei e Senhor.
Canto de Adoração: (Em pé)
1. Aqui viemos pra te louvar,
Teu Santo Nome nós queremos exaltar,
Pois só Tú és mui digno de louvor,
Vamos glorificar a Deus Nosso Senhor!
Tú és meu Senhor, só Tú és o Altíssimo. Glórias e louvores daremos ao Santíssimo. (bis)
2. Em tuas mãos queremos colocar
Toda alegria, Toda dor e sofrimento,
E nos momentos mais difíceis, Exaltar
O Diviníssimo, Santíssimo Sacramento.
3. Todo joelho então se dobrará
Com a presença do Divino Sacramento.
Somente Ele poderá nos libertar.
Vamos nos entregar a Deus neste momento !
(Silêncio Adorador)
Leitor: Iniciemos esta nossa Hora Santa com Jesus Sacramentado. Em nome do Pai do Filho † e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Leitor: Estamos diante de Jesus Sacramentado. Foi Ele que nos convidou, quando disse: "Vinde a mim, vós todos que estais fatigados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei". E aqui estamos. Nós precisamos Dele e Ele quis precisar de nós. Viemos dizer-lhe que o amamos, que o reconhecemos como nosso Amigo, nosso Chefe e que queremos colocar em suas mãos toda a nossa vida. Nós sabemos: Jesus nos ama; Ele é generoso e bom demais para conosco, nunca falha, e nós também devemos ser fiéis a Ele em todas as horas. Ele é nosso Salvador, nosso Deus e Senhor, e nós, levados pela fraqueza ou infidelidade, muitas vezes o ofendemos, e agora queremos fazer reparação pelos nossos pecados.
Todos: Sim Senhor, nós vos pedimos perdão de nossos pecados. Nós vos prometemos nosso amor. Nós queremos ser fieis a vós em todos os nossos compromissos de (fiéis leigos, profissionais, religiosos, consagrados). Ajudai-nos com a vossa graça.
Leitor: Meus irmãos e irmãs, de joelhos façamos nosso ato de adoração, pois aqui presente está o Deus que tanto nos ama, que tão bem nos quer, que gosta de nós. E nós viemos aqui para adorá-lo.
Leitor: Graças e Louvores sejam dadas a todo o momento ...
Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento (3X)
Leitor: Ó Jesus, presente na Eucaristia, viemos aqui diante do vosso Sacrário para vos adorar, para vos agradecer, para pedir vosso perdão, e para orar, não só por nós, nossos familiares e amigos, mas também para o nosso querido Brasil e seu povo tão sofrido, e por todo o gênero humano. E de um modo especial pedimos pela Igreja: a Igreja que ainda peregrina nesse mundo, a Igreja que já alcançou o triunfo do céu, como também a Igreja padecente do purgatório.
Todos: Aqui diante de vós, Ó Jesus, estamos para fazer um ato de desagravo e reparação por todas as ofensas que recebeis. A vós queremos entregar toda a nossa vida, também a nossa morte. Aceitai-as, Senhor, e dai-nos vossa salvação. Em todos os momentos da nossa vida, queremos renovar essa nossa entrega a vós, para sermos inteiramente vossos.
ATO DE REPARAÇÃO (De joelhos)
Leitor: Façamos nosso Ato de reparação: (Todos:) Divino Salvador e Mestre, estamos arrependidos dos nossos pecados. E olhando para o (sacrário – ostensório) onde encontra-se a hóstia consagrada e onde vós estais presente, por nosso amor, nosso coração se sente triste e oprimido ao ver o abandono em que vos deixam, e o pouco caso que fazem de vós, até mesmo os cristãos e também aqueles que se consagram a vosso serviço.
Todos: Nós vos louvamos, Jesus, por aqueles que não vos louvam. Nós vos bendizemos por aqueles que vos maldizem. Aceitai, Senhor, esta nossa reparação, que nasce do nosso arrependimento.
Leitor 1: Dos nossos pecados de pensamentos, atos e omissões.
Todos: Nós vos pedimos perdão, Senhor.
Leitor 2: Da facilidade com que faltamos à Missa, aos domingos e dias santos...
Leitor 3: Da falta de respeito e do comportamento pouco cristão que temos na vossa Igreja...
Leitor 4: Pelo pouco que vos visitamos em vosso sacrário e vos recebemos na santa comunhão...
Leitor 5: Pelo pouco amor e fé e pelo modo rotineiro e despreparado com que vos recebemos na comunhão...
Leitor 6: Dos crimes praticados nos lares cristãos, sobretudo da prática do aborto...
Leitor 7: Da nossa covardia e medo de defender a nossa religião...
Leitor 8: Da nossa falta de fé e esperança diante dos sofrimentos, dos fracassos e das decepções...
Leitor 9: Das injustiças e desamor aos pobres, marginalizados e trabalhadores...
Canto:
Misericórdia, Senhor!
Misericórdia, misericórdia (2x)
Senhor, escuta o lamento
E tem de nós compaixão
Ao povo dá novo alento,
A tua graça e perdão
Leitor: Recebei, ó Jesus, pelas mãos de Maria Santíssima, este nosso desagravo, e concedei-nos a graça de perseverarmos até a morte no cumprimento dos nossos deveres e no vosso santo serviço, para que possamos um dia, chegar ao céu, onde vós, com o Pai, viveis e reinas na unidade do Espírito Santo
Todos: AMÉM!
ATO DE AGRADECIMENTO
Leitor: Jesus, instituindo a Eucaristia, quis ser o sacrário, o alimento, o companheiro da Igreja peregrina que somos nós, a caminho em direção à casa do Pai. Ele está no meio de nós, caminha ao nosso lado para nos unir uns aos outros e para fazer-nos viver na unidade em sua grande família. Por isso é que hoje, de maneira especial nós O adoramos presente na hóstia consagrada e santa e, agradecidos, queremos dizer:
Todos: Ó Jesus, muito obrigado por todos os benefícios que em vosso infinito amor e infinita misericórdia nos concedestes. Vós sois o caminho, a verdade e a Vida. Vós sois nosso perdão, a nossa esperança, a nossa salvação.
Leitor: Senhor Jesus Cristo, que nos dissestes: “Amai-vos uns aos outros”, ensinai-nos a amar de verdade e com obras, ensinai-nos a não ser egoístas, a não pensar só em nós. Ensinai-nos a ter um coração aberto a todos, não amando somente os nossos e aqueles que nos amam, mas também aqueles que não nos amam ou nos perseguem. Senhor, ensinai-nos a pensar nos outros e a amar sobretudo, os que não são amados.
Todos: Senhor, que neste encontro convosco no Sacrário Santo, nós possamos compreender melhor os vossos mandamentos. Obrigado, Senhor, porque nos deste viver conosco!
Canto:
A ti meu Deus elevo meu coração, elevo as minhas mãos. Meu olhar, minha voz/ A ti, meu Deus, eu quero oferecer meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar. E a tua bondade infinita me perdoar./ Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos
A ti, meu Deus/ que és bom e que tens amor/ Ao pobre, ao sofredor/ Vos servir, esperar./ Em ti, Senhor/ Humildes se alegrarão/ Cantando a nossa canção/ De esperança e de paz
ATO DE ADORAÇÃO
Leitor 1: Soberano e eterno Deus, em cuja presença estão cheios de respeito os mais altos Serafins; e maravilhados de vossa infinita grandeza não fazem mais que repetir: Santo, Santo, Santo; Que haveis querido encerrar na Sagrada Eucaristia todas vossas perfeições. Dignai-vos receber em sinal de meu agradecimento todas as adorações que vos deram e dão todos os espíritos bem-aventurados desde sua criação, e todos os santos desde que entraram em vossa glória, e as que vos dão e darão todas as criaturas desde o princípio do mundo por toda a eternidade.
Todos: Ó Jesus, nós cremos que vós estais presente na hóstia consagrada e nós vos adoramos.
Leitor 2: Soberano Rei eterno, que, estando no céu a direita do Pai como universal Imperador, e Senhorio sobre todos os Santos, e espíritos bem-aventurados, cantando-vos perpétuas adorações, e reconhecendo-vos por verdadeiro Rei e Senhor, quisestes humilhar-vos no Santíssimo Sacramento do altar, encobrindo toda vossa grandeza, receba a adoração que vos devotamos.
Todos: Ó Jesus, nós cremos que vós estais presente na hóstia consagrada e nós vos adoramos.
Leitor 3: Dulcíssimo Senhor e vigilante Pastor de minha alma, que não contente em ter-me buscado e levado sobre vossos ombros como ovelha perdida, quisestes dar-vos no Santíssimo Sacramento, para dar-vos em alimento as fiéis ovelhas e que comessem a mesma carne, e bebessem o precioso sangue de vosso sagrado corpo, cumprindo desta maneira e com excelência os ofícios de verdadeiro Pastor, acolha nosso amor, nossos louvores. Receba nosso coração contrito que se humilha diante de vossa real presença.
Todos: Ó Jesus, nós cremos que vós estais presente na hóstia consagrada e nós vos adoramos.
Canto:
Tu és minha vida, outro Deus não há
Tu és minha estrada, a minha verdade
Em Tua palavra eu caminharei
Enquanto eu viver e até quando Tú quiseres
Já não sentirei temor, pois estás aqui
Tu estás no meio de nós
Creio em Ti, Senhor, vindo de Maria
Filho eterno e santo, homem como nós
Tu morreste por amor, vivo estás em nós
Unidade Trina com o Espírito e o Pai
E um dia, eu bem sei, Tu retornarás
E abrirás o Reino do Céu
Tu és minha força, outro Deus não há
Tu és minha paz, minha liberdade
Nada nesta vida nos separará
Em Tuas mãos seguras, minha vida guardarás
Eu não temerei o mal, Tu me livrarás
E no Teu perdão viverei
Ó, Senhor da vida, creio sempre em Ti
Filho Salvador, eu espero em Ti
Santo Espírito de amor, desce sobre nós
Tu de mil caminhos nos conduzes a uma fé
E por mil estradas onde andarmos nós
Qual semente nos levará
LEITURA DA PALAVRA: Jo 15,1-8
(Silêncio adorador)
ATO DE FÉ:
Todos: Senhor Jesus! Cremos e professamos que tu és a videira verdadeira. Cremos e professamos nossa dependência e nossa contingência. Sem ti nada podemos fazer. Nenhum fruto podemos produzir. Confessamos o nosso desejo de estar unidos a ti. Dá-nos a graça para que possamos permanecer em Ti e em Tua Palavra. Queremos produzir os frutos que desejais. Tudo isso para que sejas mais louvado e adorado.
PRECES:
Leitor: Senhor Jesus. Queremos neste momento te oferecer as nossas preces e intenções. Escutai na vossa misericórdia os nossos pedimos que com ousadia nos atrevemos vos apresentar.
1) Senhor Jesus, te pedimos por sua igreja, espalhada por todo o mundo. Que ela cresça no trabalho de evangelização, divulgado a boa nova da salvação. Nós vos pedimos Senhor.
2) Senhor Jesus, por nosso padre __________________, por nosso bispo Dom ________________, por nosso papa ____________________para que sejam ministros e dispensadores dos mistérios de Deus pela palavra e pelo testemunho de vida. Nós vos pedimos Senhor.
3) Senhor Jesus, por nossa comunidade de fé, para que ela cresça na fraternidade, na acolhida, nas ações misericordiosas e no amor ao mistério eucarístico. Nós vos pedimos Senhor.
4) Senhor, pedimos pelos doentes, pelos que sofrem, pelos idosos, para que, em suas dores em suas doenças e solidão, se unam aos sofrimentos redentores de Cristo. Nós vos pedimos Senhor.
5) Senhor, por todos aqueles que são vítimas da violência, do terror, do sequestro, da insegurança, para que busquem superar os medos e os traumas oriundos dessas tragédias, amparados em vossa proteção providente. Nós vos pedimos Senhor.
6) Senhor Jesus, por nossos governantes e líderes políticos, para que sejam sempre orientados pelos valores do evangelho e pelo bem comum. Que eles superem a divisão e o ódio pela busca de poder e exerçam a atividade com generosidade e gratuidade. Nós vos pedimos Senhor.
7) Senhor, por todos aqueles que sofrem pela dor do abandono. As crianças desamparadas, os idosos descartados, os embriões assassinados em clínicas de aborto. Pedimos Senhor o teu auxilio. Despertai na sociedade almas generosas que lutem para superar o desrespeito pela dignidade humana. Nós vos pedimos Senhor.
8) Por nossos parentes que morreram, por ________________________ (de forma especial), para que alcancem a beatitude eterna. E possam te adorar, louvar, congregados no festim celestial. Nós vos pedimos Senhor.
9) Também te imploramos ó Deus por todos aqueles que vão morrer no dia de hoje nos hospitais, nos acidentes de trânsito, aqueles que serão assassinados no dia de hoje. Pedimos que no momento derradeiro se lembrem de vós e alcancem o perdão de suas faltas. Nós vos pedimos Senhor.
10) Senhor Jesus, em vossa presença, imploro pela pastoral de nossa paróquia (citar o nome das pastorais/movimentos pelos quais se intercede neste momento) para que os membros possam crescer em harmonia e ver os resultados do trabalho que realizam em nossa Igreja. Nós vos pedimos Senhor.
11) Senhor, vós instruístes os discípulos a pedir mais operários para a messe. Imploramos mais vocações à vossa Igreja. Suscitai no meio do povo corações generosos que se doem integralmente pela causa do evangelho, para que nunca falte ao vosso povo o alimento da palavra, da Eucaristia e do testemunho. Nós vos pedimos Senhor.
12) Te pedimos, ó Deus, por aqueles que pediram as nossas orações (lembro de forma especial por ____________________________ que insistiu minha intercessão). Senhor! Veja sua necessidade! Tú conheces a dor, o sofrimento, a angústia que eles padecem. Imploro Senhor Jesus que eles possam sem consolados e amparados por vossa divina providência. Nós vos pedimos Senhor.
(Preces espontâneas)
Canto:
Só por ti, Jesus, quero me consumir, como vela que queima no altar me consumir de amor. Só em ti, Jesus, quero me derramar como rio se entrega ao mar, me derramar de amor. (bis)
Pois tu és o meu amparo, o meu refúgio, és alegria de minh’alma. Só em ti repousa minha esperança, não vacilarei, e mesmo na dor, quero seguir, até o fim. Só por ti Jesus (bis)
ORAÇÃO DE DESPEDIDA
Leitor: Senhor Jesus, nós vos agradecemos por esta Hora Santa em Tua presença. Te adoramos por que o Senhor nos permite adentrar nos seus átrios. O Senhor nos que perto de vós. Sabemos ó Deus que nosso louvor nada te acrescenta, mas este louvor, esta adoração nos aproxima de vós.
Todos: Fazei arder o coração de tantas pessoas a quem nós espalharmos a notícia da maravilha que é estar em tua presença. Tú sabes Senhor das nossas necessidades. Sabes que precisamos nos ausentar para outras atividades. Tú sabes o desejo de noss’alma. Um dia, porém, ó Deus, queremos estar eternamente na vossa presença e render-vos o culto perpétuo.
Pedimos, vossa bênção para testemunhar o seu amor e misericórdia por onde passarmos.
Fornecido por CComment