O que é?
A Pastoral da Pessoa Idosa é uma organização de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. Tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessosa idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas protagonistas de sua auto-realização, por meio das seguintes atividades:
I – Promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos;
II – Promover o respeito à diginidade e à cidadania das pessoas idosas, colaborando para a divulgação e implementação do Estatuto do Idoso – Lei n.10.741, de 1º de outubro de 2003.
A quem acompanha?
No 4º trimestre de 2007, segundo dados do Sistema de Informação da Pastoral da Pessoa Idosa, foram acompanhadas no Brasil, 111.804 pessoas idosas, em 3.179 comunidades, de 829 paróquias, 139 dioceses, 573 municípios de 25 Estados do país.
Quem faz o acompanhamento?
Os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa realizam as visitas domiciliares e acompanham mensalmente oito indicadores de saúde das pessoas idosas. No ano de 2007 as ações foram realizadas por 12.225 líderes comunitários no Brasil. Desde abril de 2005 foram capacitados 19.605 líderes no Brasil.
De que forma?
A Pastoral da Pessoa Idosa capacita seus líderes comunitários para o acompanhamento das pessoas idosas com 60 ou mais anos de idade, preferencialmente as vulnerabilizadas pela pobreza ou abondono. A Pastoral zela pela formação contínua dessas lideranças voluntárias, que realizam as visitas domiciliares às pessoas idosas.
Quer saber mais?
Acesse www.pastoraldapessoaidosa.org.br ou procure os integrantes da Pastoral na paróquia.