Pastoral da Saúde é repartir a atitude do bom samaritano: ver, ter compaixão, aproximar-se, acolher e servir aquele que sofre, vendo nele a pessoa do próprio Cristo, que disse: “Estive enfermo e me visitaste”.
A Pastoral da Saúde procura ter presente a situação do doente: a curta permanência em sua doença, o motivo que determinou a sua internação e a diversidade dos doentes, muitos com problemas complexos, graves, que pedem solução urgente. Isso exige dos agentes bom senso, sabedoria, disponibilidade e misericórdia.
Dentre os objetivos da Pastoral da Saúde estão: contribuir com a promoção da saúde em todas as suas dimensões, para que as pessoas possam ter, na realidade, vida em abundância, sinal do “Reino de Deus entre nós”; manter presença solidária junto aos doentes que, segundo as diretrizes da CNBB, procura promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Jesus, conforme nos ensina o Evangelho; e vivência da solidariedade junto aos doentes, no âmbito hospitalar, domiciliar e comunitário (dimensão solidária).
Principais atividades:
- Atendimento na Farmácia de Remédios Fitoterápicos
- Encontro da Pastoral da Saúde – Saída para Visitas nas Residências e Hospitais
- Reunião da Pastoral da Saúde