A Pastoral Litúrgica tem por objetivo acompanhar, incentivar e promover a vida litúrgica e a sua renovação, visando a formação litúrgica em todos os níveis e um sólido aprofundamento teológico das celebrações para que elas contribuam para a maturidade das pessoas e da comunidade em Cristo, em vista da construção do Reino de Deus.
Conforme o documento Animação da vida litúrgica no Brasil (nº43), da CNBB,
“A equipe há de reunir pessoas que tenham dom e capacidade ou que já exerçam ou gostariam de exercer funções específicas na celebração. O ideal é que ela (a celebração) reflita a assembléia na sua diversificação de idade, sensibilidades e engajamentos nas diversas dimensões da pastoral da igreja. A renovação periódica dos seus membros, para evitar monopólios, cansaço, rotina, e para permitir efetivamente a participação da comunidade, é muito importante” (Doc. 43, Art. 216).
Quanto às Equipes de Celebração, por sua vez, a CNBB possibilita que “além de estarem abertas à participação para um número maior e mais variável de pessoas, podem ser constituídas por grupos definidos, sob a orientação da Equipe de Pastoral Litúrgica. A paróquia terá então as equipes de jovens, dos casais, das catequistas, do quarteirão, do bairro ou do movimento, que vão se revezando na animação das Missas e dos sacramentos” (n.º 217).