Rituais

Devocionário dedicado aos Rituais

Celebração de Exéquias

Celebração de Exéquias

Depois do cântico de entrada, estando todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o dirigente leigo diz:


℣. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Amém. 

. Que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, ressuscitado; a Ternura do Coração Pai que nos consola em nossas aflições; e a força do Espírito Santo, esteja sempre convosco.
Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. 

Se for oportuno, canta-se:

Ref.: Cristo venceu, aleluia!
Ressuscitou, aleluia!
O Pai lhe deu glória e poder
Eis nosso canto, aleluia!

 

PRIMEIRAS PALAVRAS DE AOS FIÉIS:

. Irmãos e irmãs, como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; semeado no despre­zo, ressuscita glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso; semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a nossa fé... (se oportuno, continua com as palavras seguintes)

. A morte do nosso querido irmão N. enche-nos de tristeza e recorda-nos como é frágil e breve a vida do homem. Mas neste momento de tribulação, conforta-nos a nossa fé. Cristo vive eternamente, e o seu amor é mais forte do que a morte. Por isso, não deve vacilar a nossa esperança. O Pai de misericórdia e Deus de toda a consolação vos conforte nesta tribulação.

Ou:
℣. Irmãos e irmãs, estamos aqui reunidos para rezar por N. que (hoje) terminou sua caminhada na terra. Queremos agora professar nossa fé na ressurreição e elevar nossas preces ao Deus da Vida para que nosso(a) irmão(ã) N. seja acolhido(a) por Cristo em Seu Reino e acompanhado(a) pelos anjos e santos à alegria da eternidade.

 

℣. OREMOS:

Pelo falecido, familiares e amigos

℣. Ó Deus, glória dos fiéis e vida dos justos, que nos remistes pela morte e ressurreição do vosso Filho, concedei a este nosso irmão(ã) N. que, tendo professado o mistério da nossa ressurreição, mereça alegrar-se na eterna felicidade. Pelos parentes e amigos E, por vossa bondade, consolai os corações dos familiares e amigos; que choram pela partida de seu ente querido. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.
℟. Amém. 

Ou:
Pelo falecido
Pela vossa infinita misericórdia, recebei, Senhor, a alma do vosso servo N. e purificai-a de todas as culpas cometidas durante a vida terrena, para que, livre dos vínculos da morte, mereça entrar na vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
℟. Amém. 

Ou:
Senhor nosso Deus, glória dos fiéis e vida dos justos, que nos salvastes pela morte e ressurreição do vosso Filho, acolhei com bondade o vosso servo (a vossa serva) N., de modo que, tendo acreditado no mistério da nossa ressurreição, alcance as alegrias da bem-aventurança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
℟. Amém.

Ou:
Pelos que sofrem
Pai de misericórdia e Deus de consolação, vós nos acompanhais com amor eterno, transformando as sobras da morte em aurora de vida. Olhai agora compassivo as lágrimas dos vossos filhos. Dai-nos, Senhor, vossa força e proteção para que a noite da nossa tristeza se ilumine com a luz da vossa paz. O vosso Filho e Senhor nosso, morrendo, destruiu nossa morte, e ressurgindo deu-nos novamente a vida. Dai-nos a graça de ir ao seu encontro para que, após a caminhada desta vida, estejamos um dia reunidos com nossos irmãos e irmãs onde todas as lágrimas serão enxugadas. Por Cristo Nosso Senhor.
℟. Amém.

 

1ª LEITURA: ANTIGO TESTAMENTO
Sab 3, 1-6.9
Leitura do Livro da Sabedoria
As almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; a sua saída deste mundo foi considerada uma desgraça, e a sua partida do meio de nós um aniquilamento. Mas eles estão em paz. Aos olhos dos homens eles sofreram um castigo, mas a sua esperança estava cheia de imortalidade. Depois de leve pena, terão grandes benefícios, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de Si. Experimentou-os como ouro no crisol e aceitou-os como sacrifício de holocausto. Os que n’Ele confiam compreenderão a verdade, e os que Lhe são fiéis permanecerão com Ele no amor, pois a graça e a misericórdia são para os seus santos e a sua vinda será benéfica para os seus eleitos. Palavra do Senhor.
℟. Graças a Deus

Ou
2 Macabeus 12, 43-46
Naqueles dias, Judas Macabeu fez uma coleta entre os seus homens de cerca de duas mil dracmas de prata e enviou-as a Jerusalém, para que se oferecesse um sacrifício de expiação pelos pecados dos que tinham morrido, praticando assim uma ação muito digna e nobre, inspirada na esperança da ressurreição. Porque, se ele não esperasse que os que tinham morrido haviam de ressuscitar, teria sido em vão e supérfluo orar pelos mortos. Além disso, pensava na magnífica recompensa que está reservada àqueles que morrem piedosamente. Era um santo e piedoso pensamento. Por isso é que ele mandou oferecer um sacrifício de expiação pelos mortos, para que fossem libertos do seu pecado. Palavra do Senhor.
℟. Graças a Deus

Ou
Is 25, 6a.7-9
Leitura do Livro de Isaías Sobre este monte, o Senhor do Universo há de preparar para todos os povos, um banquete de manjares suculentos. Sobre este monte, há de tirar o véu que cobria todos os povos, o pano que envolvia todas as nações; Ele destruirá a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e fará desaparecer da terra inteira o opróbrio que pesa sobre o seu povo. Porque o Senhor falou. Dir-se-á naquele dia: «Eis o nosso Deus, de quem esperávamos a salvação; é o Senhor, em quem pusemos a nossa confiança. Alegremo-nos e exultemos, porque nos salvou». Palavra do Senhor. Palavra do Senhor.
℟. Graças a Deus

 

SALMO RESPONSORIAL
Salmo Responsorial Sl 26 (27), 1.4.7 e 8b e 9a. 13-14
Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

O Senhor é minha luz e salvação:
a quem hei de temer?
O Senhor é o protetor da minha vida:
de quem hei de ter medo?

Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio:
habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida,
para gozar da suavidade do Senhor
e visitar o seu santuário.

Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica,
tende compaixão de mim e atendei-me.
A vossa face, Senhor, eu procuro:
não escondais de mim o vosso rosto.

Espero vir a contemplar a bondade do Senhor
na terra dos vivos.
Confia no Senhor, sê forte.
Tem coragem e confia no Senhor. 

Ou
Salmo responsorial Sl 114 (115), 5-6; 115 (116), 10-11.15-16ac
Refrão: Andarei na presença do Senhor, sobre a terra dos vivos. 

Justo e compassivo é o Senhor,
o nosso Deus é misericordioso.
O Senhor guarda os simples:
estava sem forças e o Senhor salvou-me.
 
Confiei no Senhor, mesmo quando disse:
«Sou um homem de todo infeliz».
Na minha perturbação exclamei:
«É falsa toda a segurança dos homens».

 

É preciosa aos olhos do Senhor
a morte dos seus fiéis.
Senhor, sou vosso servo, filho da vossa serva:
quebrastes as minhas cadeias.

 

Ou: (Canto tradicional do salmo 22)

  1. Pelos prados e campinas verdejantes, eu vou
    É o Senhor que me leva a descansar
    Junto às fontes de águas puras repousantes, eu vou
    Minhas forças o Senhor vai animar 

Ref.: Tu és, Senhor, o meu pastor
Por isso nada em minha vida faltará
Tu és, Senhor, o meu pastor
Por isso nada em minha vida faltará 

  1. Nos caminhos mais seguros, junto d'Ele eu vou
    E pra sempre o Seu nome eu honrarei
    Se eu encontro mil abismos nos caminhos, eu vou
    Segurança sempre tenho em suas mãos

 

  1. No banquete em sua casa muito alegre, eu vou
    Um lugar em Sua mesa me preparou
    Ele unge minha fronte e me faz ser feliz
    E transborda a minha taça em Seu amor

 

  1. Bem a frente do inimigo, confiante eu vou
    Tenho sempre, o Senhor junto de mim
    Seu cajado me protege, e eu jamais temerei
    Sempre junto do Senhor eu estarei

  

LEITURA II: NOVO TESTAMENTO
Rm 5, 5-11
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Irmãos: A esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios no tempo determinado. Dificilmente alguém morre por um justo; por um homem bom, talvez alguém tivesse a coragem de morrer. Mas Deus prova assim o seu amor para conosco: Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. E agora, que fomos justificados pelo seu sangue, com muito maior razão seremos por Ele salvos da ira divina. Se, na verdade, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito maior razão, depois de reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Mais ainda: também nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem alcançámos agora a reconciliação. Palavra do Senhor.
℟. Graças a Deus.

Ou
Rm 5, 17-21
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Irmãos: Se a morte reinou pelo pecado de um só homem, com muito mais razão, aqueles que recebem com abundância a graça e o dom da justiça reinarão na vida por meio de um só, Jesus Cristo. Porque assim como pelo pecado de um só veio para todos os homens a condenação, assim também, pela obra de justiça de um só, virá para todos a justificação que dá a vida. De facto, como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, todos se tornarão justos. Veio a Lei e multiplicaram-se as faltas; Mas onde abundou o pecado superabundou a graça, para que, assim como o pecado reinou pela morte, também a graça reine pela justiça, para nos dar a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Palavra do Senhor.
℟. Graças a Deus.

Ou
Rm 6, 3-4.8-9
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Irmãos: Todos nós que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte. Fomos sepultados com Ele pelo Batismo na sua morte, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos, sabendo que, uma vez ressuscitado dos mortos, Cristo já não pode morrer; a morte já não tem domínio sobre Ele. Palavra do Senhor.
℟. Graças a Deus.

Ou
1Cor 15, 20-23
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. Uma vez que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos; porque, do mesmo modo que em Adão todos morreram, assim também em Cristo serão todos restituídos à vida. Cada qual, porém, na sua ordem: primeiro, Cristo, como primícias; a seguir, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. Palavra do Senhor.
℟. Graças a Deus.

Ou
2Cor 5, 1-10
Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios Irmãos: Nós sabemos que, se esta tenda, que é a nossa morada terrestre, for desfeita, recebemos nos Céus uma habitação eterna, que é obra de Deus e não é feita pela mão dos homens. Por isso estamos sempre cheios de confiança, sabendo que, enquanto habitarmos neste corpo, vivemos como exilados, longe do Senhor, pois caminhamos à luz da fé e não da visão clara. E com esta confiança preferíamos exilar-nos do corpo, para irmos habitar junto do Senhor. Por isso nos empenhamos em ser-Lhe agradáveis, quer continuemos a habitar no corpo, quer tenhamos de sair dele. Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que receba cada qual o que tiver merecido enquanto esteve no corpo, quer o bem quer o mal. Palavra do Senhor.
℟. Graças a Deus.

Ou
Fl 3, 20-21
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses Irmãos: A nossa pátria está nos Céus, donde esperamos, como Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo miserável, para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso, pelo poder que Ele tem de sujeitar a Si todo o universo. Palavra do Senhor.
℟. Graças a Deus.

Ou
Ap 14, 13
Leitura do Livro do Apocalipse Eu, João, ouvi uma voz vinda do Céu, que me dizia: «Felizes os que morreram no Senhor. Sim – diz o Espírito de Deus – desde agora, descansem dos seus trabalhos, porque as suas obras os acompanham». Palavra do Senhor.
℟. Graças a Deus.

 

EVANGELHO
Mt 11, 25-30
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai o meu jugo sobre vós e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve». Palavra da salvação.
℟. Glória a vós Senhor.

Ou
São Lucas 7, 11-17
Naquele tempo, dirigia-Se Jesus para uma cidade chamada Naim; iam com Ele os seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, levavam um defunto a sepultar, filho único de sua mãe, que era viúva. Vinha com ela muita gente da cidade. Ao vê-la, o Senhor compadeceu-Se dela e disse-lhe: «Não chores». Jesus aproximou-Se e tocou no caixão; e os que o transportavam pararam. Disse Jesus: «Jovem, Eu te ordeno: levanta-te». O morto sentou-se e começou a falar; e Jesus entregou-o à sua mãe. Todos se encheram de temor e davam glória a Deus, dizendo: «Apareceu no meio de nós um grande profeta; Deus visitou o seu povo». E a fama deste acontecimento espalhou-se por toda a Judeia e pelas regiões vizinhas. Palavra da salvação
℟. Glória a vós Senhor.

Ou
São João 14,1-6
“Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.” Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”. Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Palavra da salvação
℟. Glória a vós Senhor. 

 

HOMILIA

PROFISSÃO DE FÉ
℣. Com a esperança posta na ressurreição e na vida eterna que em Cristo nos foi prometida, professemos agora a nossa fé:
℟. Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor:
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo
e nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos Céus
e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica,
na comunhão dos Santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne
e na vida eterna.
℟. Amém.

 

PRECES:
℣. Irmãos e irmãs Elevemos a nossa oração a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou a Jesus Cristo, seu Filho, e imploremos a paz e a salvação dos vivos e dos mortos, dizendo
R. Ouvi-nos, Senhor.

Ou:
R. Senhor, tende piedade de nós.

 

  1. Pelo nosso(a) irmão(ã) N., para que o Senhor o livre do poder das trevas e da morte eterna, oremos.
  2. Para que todos os parentes e amigos de nosso (a) irmão (ã) falecido (a) transformem sua tristeza em esperança cristã. Rezemos ao Senhor
  3. Por todos nós aqui reunidos na fé e na esperança, para que o Senhor nos reúna também um dia no seu reino glorioso, oremos.
  4. Por todos aqueles que o(a) nosso(a) falecido(a) ajudou na sua vida para que se lembrando do bem que ele(a) fez e deixou, possam também imitá-lo(a) e passar a vida fazendo o bem, como fez Jesus Cristo. Rezemos.
  5. Por todos os que sofrem no corpo e na alma, para que nunca se julguem abandonados por Deus. Rezemos ao Senhor.

 

℣. Nós Vos pedimos, Senhor, que a nossa oração seja proveitosa às almas dos vossos servos e servas; purificai-as de todos os seus pecados e fazei-as participar na plenitude da redenção. Por Cristo Senhor nosso.

 

RITO DE ENCOMENDAÇÃO

℣. Santos de Deus
R. Vinde em seu auxílio 

℣. Anjos do senhor
R. Correi ao seu encontro 

℣. Cristo te chamou
R. Ele te receba

℣. Os anjos te acompanhem
R. ao seio de Abraão

℣. Dai-lhe senhor, o repouso eterno
R. E brilhe para ele(a) a vossa luz

O padre estende a mão sobre o corpo do fiel e diz a seguinte oração:
Nas vossas mãos, Pai de misericórdia, entregamos nosso(a) querido(a) (nome do falecido(a)), na firme esperança de que ele(ela) ressuscitará com Cristo no último dia, como todos os que em Cristo adormeceram.

* A depender a realidade continua aqui: (Nós vos damos graças por todos os dons que lhe concedestes na sua vida morta, para que fossem sinais da vossa bondade e da comunhão de todos em Cristo).

Escutai, Senhor, as nossas preces: abri para ele(ela) as portas do paraíso, e a nós que ficamos, concedei que nos consolemos uns aos outros com as palavras de Fé

* A depender a realidade continua aqui: (até o dia em que nos encontraremos todos no Cristo e assim estaremos sempre convosco e com este(a) nosso(a) irmão (ã)).

Por Cristo, nosso Senhor.
℟. Amém.

 

PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA AO PAI...
(Enquanto se recita as orações acima, lança-se a água benta sobre o caixão)

 

BENÇÃO FINAL
℣. O Senhor esteja convosco
. Ele está no meio de nós
. Derramai, Senhor Deus, sobre nossa família aqui reunida, vossa benção de paz, e convertei-nos na saúde do corpo e da alma. - Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo.
. Amém.
. Permaneçamos firmes na fé e na paz do Senhor.
. Amém.
. Que as almas dos fiéis defuntos
. Pela misericórdia de Deus, descanse em paz.
Amém.

Ou
. O Senhor esteja convosco
Ele está no meio de nós

. Que o Senhor vos abençoe e vos guarde.
Amém.

. Que o Senhor vos mostre a sua face e tenha misericórdia de vós.
Amém.

. Que o Senhor volte os seus olhos para vós e vos dê a sua paz.
Amém.

. Que o Senhor vos abençoe. Pai, filho + e Espírito Santo.
Amém

(Ao término da celebração, canta-se uma das canções da lista abaixo, que também poderá ser usada para o cortejo até a sepultura)

 

CORTEJO PARA A SEPULTURA
(canta-se hinos como se segue)

“Com minha mãe estarei”

1. Com minha Mãe estarei / na santa glória um dia;
junto à Virgem Maria, / no Céu triunfarei.

No Céu, no Céu, com minha Mãe estarei. (2x)

2. Com minha Mãe estarei; / mas já que hei ofendido
a seu Jesus querido, / as culpas chorarei.

3. Com minha Mãe estarei / e lá muito chegado
a seu trono doirado / meu amor lhe darei.

4. Com minha Mãe estarei; / em seu colo materno,
em seu coração terno, / sem fim descansarei.

5. Com minha Mãe estarei / palavra deliciosa
que em hora trabalhosa / sempre recordarei.

6. Com minha Mãe estarei / é a fé viva, ardente
com que firme, valente / o mal evitarei.

 

“Eu confio em nosso Senhor”

Ref.: Eu confio em nosso senhor com fé, esperança e amor

  1. Creio em Deus, uno, trino e eterno,
    que criou o céu, a terra e o mar
    Sou católico, crente e sincero,
    a meu Deus aprendi a adorar

 

  1. Eu espero salvar minha alma,
    com o auxílio da graça de Deus
    Cumprirei sempre os Dez Mandamentos,
    que abrem as portas do céu

 

  1. Amo a Deus sobre todas as coisas
    e lhe dou este meu coração
    Amo o próximo como a mim mesmo,
    pois o próximo é nosso irmão

 

  1. Nesta Igreja de Cristo infalível,
    a quem amo com grande ardor
    Me alimento do Corpo e do Sangue
    do eterno e divino senhor

 

  1. Eu confio em Nossa Senhora
    e lhe peço eficaz proteção
    Pois minh'alma tranquila descansa,
    repousando no seu coração

 Se houver muita diferença religiosa entre os presentes, ao invés das primeiras estrofes, canta-se as estrofes seguintes:

 

  1. A meu Deus, fiel sempre serei,
    eu confio em Nosso Senhor.
    Seus preceitos, oh! sim cumprirei
    com fé, esperança e amor.

 

  1. Venha embora qualquer tentação,
    eu confio em Nosso Senhor.
    Mostrarei que sou sempre cristão,
    com fé, esperança e amor.

 

  1. Com as armas da fé lutarei,
    eu confio em Nosso Senhor.
    Nessa luta por Deus vencerei
    com fé, esperança e amor.

 

  1. Os fracassos não hei de temer,
    eu confio em Nosso Senhor,
    pois com Deus hei de sempre vencer
    com fé, esperança e amor.

 

  1. E depois de uma vida com Deus,
    eu confio em Nosso Senhor.
    Eu espero partir para os céus
    com fé, esperança e amor

 

 

“Segura na mão de Deus” 

  1. Se as águas do mar da vida quiserem te afogar,
    segura na mão de Deus e vai!
    Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar,
    segura na mão de Deus e vai!

Ref.: Segura na mão de Deus, / segura na mão de Deus, / pois ela, el
a te sustentará. / Não temas, segue adiante e
não olhes para trás, / segura na mão de Deus e vai!

 

  1. Se a jornada é pesada, e te cansas na caminhada,
    segura na mão de Deus e vai!
    Orando, jejuando, confiando e confessando,
    segura na mão de Deus e vai

 

  1. O Espírito do Senhor sempre te revestirá,
    segura na mão de Deus e vai!
    Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará,
    segura na mão de Deus e vai

 

 

“eu o ressuscitarei”

  1. Eu sou o pão da vida
    O que vem a Mim não terá fome
    O que crer em Mim não terá sede
    Ninguém vem a Mim
    Se meu Pai não o atrair

Ref.: Eu o ressuscitarei
Eu o ressuscitarei
Eu o ressuscitarei
No dia final

  1. Eu sou o pão da vida
    Que se prova e não se sente fome
    O que sempre beber do Meu sangue
    Viverá em Mim e terá a vida eterna

  

DIANTE DA SEPULTURA
Bênção da sepultura

Se a sepultura não está benzida, o sacerdote procede à sua bênção, dizendo:

 

OREMOS. Senhor Jesus Cristo, que, repousando três dias no sepulcro, santificastes com a esperança da ressurreição os túmulos daqueles que creem em Vós, fazei que o corpo do vosso servo (da vossa serva) durma e descanse em paz nesta sepultura, até ao dia em que Vós, que sois a ressurreição e a vida, o(a) façais resplandecer com a luz da ressurreição, para que possa contemplar no esplendor do vosso rosto a luz eterna do Céu. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
Amém.

 Ou:
OREMOS. Senhor Deus, que, na vossa misericórdia, dais o descanso aos fiéis, abençoai esta sepultura e guardai-a por meio do vosso santo Anjo; e, enquanto é sepultado o corpo do vosso servo (da vossa serva), fazei que a sua alma, livre de todo o vínculo do pecado, se alegre para sempre na companhia dos Santos. Por Cristo nosso Senhor.
Amém.

Ou:
OREMOS. Senhor Deus, criador do céu e da terra, que, pelo Batismo, salvastes o homem do cativeiro da morte e o unistes ao triunfo pascal de Cristo vosso Filho, para que também nós, membros do seu Corpo, nos tornássemos participantes da sua ressurreição, abençoai a sepultura do vosso servo (da vossa serva) N. e fazei que nela tenha um sono tranquilo e ressuscite no último dia com os vossos Santos. Por Cristo nosso Senhor.

Ou:
OREMOS. Deus, nosso Pai, que justamente condenastes o homem pecador e lhe prometestes a vida pela penitência e pela ressurreição final; que destes sepultura ao nosso pai Abraão na Terra Prometida e inspirastes José de Arimateia a oferecer o seu túmulo para a sepultura do Senhor: humildemente Vos suplicamos que Vos digneis abençoar esta sepultura e, enquanto desce à terra o corpo do vosso servo (da vossa serva) N., recebei a sua alma no Céu. Por Cristo nosso Senhor

Terminada a oração, o sacerdote asperge com água benta a sepultura e o corpo do defunto

 

Paróquia São Francisco de Assis

Compartilhe!
Salvar
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Política de Privacidade
Analíticos
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
: Utilizamos ferramentas do Google neste site.
Aceito
Não aceito
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Facebook
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito
Platform161
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito