Roteiro Diário
Consagração ao Divino Espírito Santo
A consagração ao Espírito Santo é uma proposta simples que nos leva nas asas do Espírito. Os passos para a oração diária são sempre os mesmos:
- Rezamos 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai, colocando-nos na presença de Deus e sob a intercessão de Nossa Senhora;
- a seguir, lemos e meditamos um texto bíblico sobre o Espírito Santo (indicado a cada dia no livro “Consagração ao Espírito Santo”;
- após a meditação da Palavra, o livro apresenta uma breve colocação sobre o Espírito Santo feita por um santo, um doutor da Igreja ou um teólogo. São textos bem curtos, mas que tocam o nosso coração e nos tornam ainda mais receptivos ao Espírito;
- encerramos com uma oração (modelo sugerido no livro, mas também podemos fazer nossa própria oração em resposta ao que meditamos).
É uma linda caminhada de 30 dias em que somos tocados pelo amor de Deus. A cada área da nossa vida que entregamos ao Espírito Santo, inicia-se sua ação poderosa; Ele intervém e tudo é transformado.
“Sempre quando intervém, o Espírito Santo nos deixa maravilhados.
Suscita eventos cuja novidade causa admiração, muda radicalmente
as pessoas e a história.”
(Discurso de São João Paulo II aos participantes do Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais)
Deixemo-nos transformar! Que esta consagração transfigure nossa vida e no nosso coração para que o Espírito Santo possa inaugurar coisas novas que deixem as pessoas maravilhadas para honra e glória de Deus!
Novena de Pentecostes
Encorajado pela Irmã Elena Guerra, o Papa Leão XIII publicou vários documentos importantes sobre o Espírito Santo, sendo que o primeiro deles, escrito em 1895, foi uma Carta Apostólica, Provida Matris Caritate, a qual terminava pedindo aos fiéis para rezarem uma novena solene (9 dias de oração) ao Espírito Santo, entre as Festas da Ascensão e do Pentecostes, suplicando a unidade dos cristãos.
Seguindo a tradição da Igreja, a RCCBRASIL propõe fazermos esta novena oficial logo após o término dos trinta dias de consagração ao Espírito Santo.
Ajude para que cada servo e cada participante de nossos grupos de oração esteja envolvido nesta caminhada de 40 dias com o Espírito Santo, para testemunharmos sua ação poderosa no meio de nós! Haverá um antes e um depois dessa experiência que será um marco na vida do nosso Movimento, em nossa vida pessoal e no nosso país como um todo!
Confira a seguir as orientações práticas para realizarmos a Novena de Pentecostes.
ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS
1) SEQUÊNCIA DA MISSA DE PENTECOSTES:
“Vinde, Espírito Santo e enviai do céu um raio de Vossa luz. Vinde, Pai dos pobres, vinde, distribuidor dos bens, vinde luz dos corações, Consolador ótimo, doce hóspede das almas e suave refrigério. Nos trabalhos sois o repouso, no calor o frescor, nas lágrimas a consolação. Ó luz beatíssima, inflamai o íntimo dos corações dos Vossos fiéis. Sem a Vossa graça nada há no homem, nada de inocente. Lavai o que é sórdido, regai o que é seco, sarai quem está ferido. Dobrai o que é duro, abrasai o que é frio e reconduzi o desviado. Concedei aos Vossos servos, que em Vós confiam, os sete dons sagrados. Dai-lhes o mérito das virtudes, o êxito da salvação e a alegria perene. Amém.”
Ó Espírito Santíssimo, fogo sagrado que alumiais as almas e abrasais os corações: por misericórdia Vossa, Senhor, a nossa pobre alma Vos deseja, invoca-Vos e Vos procura para que a purifiqueis das suas manchas, para que a ilumineis nas suas trevas e lhe comuniqueis os Vossos dons. Sim, dignai-Vos consagrar a nossa alma com a unção da Vossa graça, para que ela se converta em templo Vosso. Purificai a nossa memória, para que ela sempre recorde os Vossos benefícios; ilustrai o nosso entendimento, para que saiba meditar a Vossa lei; inflamai a nossa vontade, para que ela, respeitosa e dócil, se submeta em tudo à Vossa vontade. E visto que somos tão miseráveis, purificai todos os afetos do nosso coração, para que ele se torne digno dos Vossos dons.
JACULATÓRIAS:
Vinde, Divino Espírito,
Vinde, ó dom da ciência,
Dispor-me para que seja
Digno de Vossa assistência.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Vinde Divino Espírito,
Vinde, dom de piedade
Nesta divina virtude
Inflamai a minha vontade
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Vinde, Divino Espírito,
Dar-me um santo temor,
Para que a toda a culpa
Tenha minha alma horror.
2) ORAÇÃO PARA PEDIR OS 7 DONS DO ESPÍRITO SANTO:
“Ó Jesus, que antes de subirdes aos céus, prometestes aos Vossos Apóstolos e discípulos enviar-lhes o Espírito Santo para os consolar e fortalecer, dignai-Vos fazer descer também sobre nós este Espírito consolador. Vinde Espírito de sabedoria, e fazei-nos conhecer a verdadeira felicidade dando-nos os meios para consegui-la. Vinde, Espírito de inteligência, que, por Vossa divina luz, nos fazeis penetrar as verdades e os mistérios de nossa santa Religião. Vinde, Espírito de conselho, e ajudai-nos a discernir em todas as ocasiões o que devemos fazer para cumprir com a Vossa divina vontade. Vinde, Espírito de fortaleza, e prendei-nos a Deus e aos nossos deveres de maneira que nada jamais nos possa abalar. Vinde, Espírito de ciência que, único, nos podeis dar o perfeito conhecimento de Deus e de nós mesmos. Pedimo-Vos esta ciência divina e única necessária com todo o ardor de nossa alma. Vinde, Espírito de piedade, para que saibamos executar com alegria e prontidão o que Deus nos manda e para que, pela unção de Vosso divino amor, achemos verdadeiramente leve e suave o jugo do Senhor. Vinde, Espírito de temor de Deus, e fazei-nos evitar com o maior cuidado tudo o que possa desagradar ao nosso Pai celestial. Glória a Vós, Pai Eterno, que com o Vosso Filho único e o Espírito consolador, viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.”
3) HINO “VENI CREATOR”:
Veni, Creator Spíritus, mentes tuórum visita, imple supérna grátia, quae tu creásti péctora. Qui díceris Paráclitus, altíssimi donum Dei, fons vivus, ignis, cáritas, et spiritális únctio. Tu septifórmis múnere, dígitus paternae déxterae, tu rite promíssum Patris, sermóne ditans gúttura. Accénde lumen sénsibus, infunde amórem córdibus: infírma nostri córporis virtúte firmans pérpeti. Hostem repéllas lóngius, pacémque dones prótinus; ductóre sic te praevio vitemus omne noxium
Per te sciámus da Patrem, noscamus atque Filium; teque utriúsque Spíritum credamus omni témpore. Deo Patri sit glória, et Fillio, qui a mórtuis surréxit, ac Paráclito, in saeculórum saecula.
_____________________________________________________________
Vinde, Espírito Criador, visitai as almas dos Vossos; enchei de graça celestial os corações que criastes! Sois o Divino Consolador, o dom do Deus Altíssimo, fonte viva, o fogo, a caridade, a unção espiritual. Com os Vossos sete dons: sois o dedo da direita de Deus,
Solene promessa do Pai Inspirando nossas palavras. Acendei a luz nos sentidos; insuflai o amor nos corações, a nossa carne enfraquecida. ampara na constante virtude Afastai para longe o inimigo; Trazei-nos prontamente a paz Assim guiados por Vós Evitaremos todo o mal.
Por Vós explicar-se-á o Pai E conheceremos o Filho; Espírito do Pai e do Filho. Dai-nos crer sempre em Vós Glória ao Pai, Senhor, Ao Filho que ressuscitou Assim como ao Consolador. Por todos os séculos. Amém.
4) INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor .Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
-Abri Senhor os meus lábios, e minha boca anunciará os vossos louvores!
-Vinde ó Deus em meu auxílio! Apressai-vos em socorrerme sem demora!
-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
5) ORAÇÃO:
“Espírito Santo, divino Paráclito, pai dos pobres, consolador dos aflitos, santificador das almas, eis-me aqui prostrado na vossa presença; adoro-Vos com a mais profunda submissão, e repito mil vezes com os Serafins que estão diante de vosso trono: “Santo! Santo! Santo!” Creio firmemente que sois eterno, da mesma substância do Pai e do Filho. Espero que, pela vossa bondade, santificareis e salvareis a minha alma. Amo-Vos, ó Deus de amor; amo-Vos mais do que todas as coisas, com todos os meus afetos, porque sois a bondade infinita, única digna de todo o meu amor. Insensível às vossas santas inspirações, quantas vezes, ai! Tive a ingratidão do Vos ofender: peço-Vos mil vezes perdão e pesa-me sumamente ter-Vos desagrado, ó Bem supremo! Ofereço-Vos o meu coração, frio como é, e Vos suplico façais nele entrar um raio da vossa luz; uma centelha do vosso amor, para derreter o gelo tão duro das minhas iniquidades. Vós, que enchestes de imensas graças a alma de Maria, e abrasastes com zelo santo os corações dos Apóstolos, dignai-Vos também de abrasar no vosso amor o meu coração. Vos sois um espírito divino, fortificai-me contra os maus espíritos; sois Fogo, acendei em mim o fogo do vosso amor; sois Luz, esclarecei-me fazendo que eu conheça as coisas eternas; sois uma Pomba, dai-me costumes puros; sois Sopro cheio de doçura, dissipai as tempestades que as paixões levantam em mim; sois Língua, ensinai-me a maneira de Vos louvas sem cessar; sois uma Nuvem, cobri-me com a sombra da vossa proteção. Enfim, sois o Autor de todos os dons celestes: ah! Vos Conjuro, vivificai-me pela vossa graça; santificai-me pela vossa caridade, governai-me pela vossa sabedoria, adotai-me como filho pela vossa bondade, e salvai-me pela vossa infinita misericórdia, para que não cesse jamais de Vos bendizer, louvas e amar, primeiro na terra durante minha vida, e depois no céu por toda a eternidade. Assim seja.”
REZAR PAI-NOSSO, AVE-MARIA E GLÓRIA
Se a Novena for feita de forma comunitária, pode-se usar o Momento Inicial e a Motivação sugeridas para cada dia.
1º DIA
“ORDENOU-LHES QUE NÃO SE AFASTASSEM DE JERUSALÉM” (AT 1, 4)
Momento inicial:
Sinal da Cruz e música ao Espírito Santo.
Motivação:
Queridos irmãos, obedecendo a ordem de Jesus, também nós permaneçamos unidos, esperando uma renovada unção do Espírito Santo sobre nós e sobre toda a Igreja. Nossa única e grande intenção na novena que iniciamos hoje é essa: que se cumpra a Promessa do Pai e que todos sejam cheios do Espírito Santo! Crendo que o Senhor cumprirá o que nos prometeu, rezemos juntos: (Orações para todos os dias).
2º DIA
“PERSEVERAVAM UNÂNIMES EM ORAÇÃO, JUNTAMENTE COM MARIA, MÃE DE JESUS” (AT 1, 14)
Momento inicial:
Sinal da Cruz e música à Nossa Senhora.
Motivação:
Hoje desejamos contar com a especial intercessão de Nossa Senhora de Pentecostes, para que todos sejamos cheios do Espírito Santo. Por isso, oremos: (Orações para todos os dias)
3º DIA:
“SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS” (AT 1, 8)
Momento Inicial:
Sinal da Cruz e pode-se cantar música que fale de Jesus exaltado acima de todas as coisas. Esse dia coincidirá com a solenidade da Ascensão do Senhor.
Motivação:
Queridos irmãos e irmãs, o Espírito Santo é o Dom de Cristo ressuscitado e exaltado à direita do Pai. Ele é o Poder de Deus habitando e agindo nessa terra, tornando possíveis todas as promessas que estão contidas na Palavra. O Senhor Jesus nos prometeu que Ele seria nossa fortaleza, a fim de testemunharmos Seu nome a todas as nações (Orações para todos os dias).
4º DIA
“PERSEVERAVAM UNÂNIMES EM ORAÇÃO” (AT 1, 14)
Momento Inicial:
Sinal da Cruz e música que fale de unidade.
Motivação:
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos a mais um dia de preparação para a grande festa de Pentecostes. Hoje, movidos pelo Espírito Santo e em união com toda a Igreja no Brasil, oramos pela unidade de todos os cristãos. A semana de Pentecostes é também, em todo o hemisfério sul, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Unimos nosso coração ao Coração de Jesus, suplicando ao Pai: “Que todos sejam um!” (Jo 17, 21) (Orações para todos os dias)
5º DIA
“FICARAM TODOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO” (AT 2, 4)
Momento Inicial:
Sinal da Cruz e música ao Espírito Santo.
Motivação:
Bem vindos, irmãos e irmãs, para mais um dia da nossa novena de preparação para Pentecostes. Hoje, desejamos acolher o convite que encontramos na Palavra de Deus: “Enchei-vos do Espírito Santo!” (Ef 5, 18). Com toda a Igreja, oremos: (Orações para todos os dias).
6º DIA
“NÓS OS OUVIMOS PUBLICAR AS MARAVILHAS DE DEUS” (AT 2, 11)
Momento Inicial:
Sinal da Cruz e música ao Espírito Santo.
Motivação:
Já vai se aproximando o grande dia da festa de Pentecostes. Nosso fervor deve crescer a cada dia, nossa expectativa no agir de Deus deve aumentar cada vez mais! (Orações para todos os dias).
7º DIA
“A PROMESSA É PARA TODOS OS QUE OUVIREM O APELO DO SENHOR, NOSSO DEUS” (AT 2, 39)
Momento Inicial:
Sinal da Cruz e música ao Espírito Santo.
Motivação:
Queridos irmãos e irmãs, já estamos bem perto da solene festa de Pentecostes. A Beata Elena Guerra nos diz: “Pentecostes, portanto, não terminou: vai, antes, seguindo continuamente em todos os tempos, e em todos os lugares, porque o Espírito Santo quer dar-se a todos, e todos O podem receber sempre que queiram; e nós não temos nada a invejar dos apóstolos e dos primeiros fiéis; temos somente, como eles, que nos dispor a recebê-lo bem, e Ele descerá sobre nós como desceu sobre eles. Os primeiros fiéis acreditavam; detestavam o pecado; rezavam com fervor e esperavam com confiança; a nós não nos resta senão imitar o seu exemplo, e assim receberemos também o Espírito Santo”. Por isso, hoje é dia de, mais uma vez, suplicar e esperar por uma renovada unção do Espírito Santo (Orações para todos os dias).
8º DIA
“TODOS OS FIÉIS VIVIAM UNIDOS” (AT 2, 44)
Momento Inicial:
Sinal da Cruz e música ao Espírito Santo.
Motivação:
Estamos ansiosos por celebrar a festa de Pentecostes. Que o Senhor nos encontre unidos num só coração e numa só alma. A uma só voz, oremos: (Orações para todos os dias).
9º DIA
“ENVIA TEU ESPÍRITO, SENHOR, E RENOVA A FACE DA TERRA!”
Momento Inicial:
Sinal da Cruz e Canto do Veni Creator.
Motivação:
Sejam bem vindos, irmãos e irmãs, para o último dia da nossa novena de preparação para a festa de Pentecostes. Hoje viveremos momentos especiais, pois vamos renovar os votos e as graças da nossa Crisma. O livro “Como em Um Novo Pentecostes”, que conta como foi o início da Renovação Carismática Católica, afirma que, no fim de semana em que tudo começou, alguns jovens desejaram renovar os votos de sua Crisma. Eles mesmos nos dizem que foi uma experiência de profunda comunhão com Deus. Hoje, também nós vamos fazer a mesma coisa. Aqueles que já são crismados terão a oportunidade de, espiritualmente, renovar o compromisso que assumiram com o Senhor naquele dia. Aqueles que ainda não são crismados terão a chance de se comprometer com o Senhor de uma maneira mais intensa, enquanto caminham em direção à sua Crisma. De todo o nosso coração, oremos: (Orações para todos os dias).
Fornecido por CComment