(Adoração Comunitária do Santíssimo Sacramento)
(Inspiração: Discípulos de Emaús)
D: Queridos irmãos e irmãs! A adoração ao santíssimo nasce da consciência que ela possui do grande mistério que o Senhor Jesus confiou a sua Igreja.
Canto: Declaramos (Vida Reluz)
Declaramos: Jesus é o Senhor, pois com grande amor veio salvar.
Aos povos, raças e nações veio ensinar que na vida outro Deus não há.
Aleluia! Aleluia! Aquele que governa para sempre
Aleluia! Aleluia! Declaramos: Jesus é o Senhor!
L1: Vós, fiéis todos, descobri novamente o dom da Eucaristia como luz e força para a vossa vida quotidiana no mundo, no exercício das respectivas profissões e em contacto com as mais diversas situações. Descobri-o, sobretudo para viverdes plenamente a beleza e a missão da família.
Todos: Nós te adoramos Senhor Jesus, neste Santíssimo Sacramento, prova do teu amor por nós. Tu quiseste ficar conosco, apesar do nosso pecado, para que pudéssemos caminhar contigo, sede ó Jesus, nosso alimento. Ajuda-nos a te adorar sempre e a participarmos sempre da tua mesa. Amém.
L2: Ao longo do caminho das nossas dúvidas, inquietações e às vezes amargas desilusões, o divino Viajante continua a fazer-se nosso companheiro para nos introduzir, com a interpretação das Escrituras, na compreensão dos mistérios de Deus.
L3: Quando o encontro se torna pleno, à luz da Palavra segue-se a luz que brota do «Pão da vida», pelo qual Cristo cumpre de modo supremo a sua promessa de «estar conosco todos os dias até ao fim do mundo» (cf. Mt 28,20).
T: (Cantando) Fica conosco Senhor. É tarde e a noite já vem. Fica conosco Senhor somos teus seguidores também.
Todos: Senhor Jesus, nós nos curvamos diante da tua presença. Dá-nos a graça de perseverarmos na busca do teu amor, na busca da tua santa Palavra, na busca da santidade. Por tudo isso, nós te pedimos, fica conosco Senhor.
Ato de Fé e Comunhão Espiritual:
Todos: Creio, meu Jesus, que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-Vos sobre todas as coisas e desejo-Vos possuir em minha alma. Mas como agora não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. E, como se já Vos tivesse recebido, uno-me inteiramente a Vós; não consintais, Senhor, que de Vós jamais me aparte.
Declarações de amor a Jesus salvador:
L1: Jesus, eu Vos amo T.: Em meio a toda escuridão.
L1: Jesus, eu Vos amo T.: Em meio a todas as dores.
L1: Jesus, eu Vos amo T.: Em meio a toda tristeza.
L1: Jesus, eu Vos amo T.: Em meio a toda angústia.
L1: Jesus, eu Vos amo T.: Em meio a toda tentação.
L1: Jesus, eu Vos amo T.: por toda minha vida, e por toda a eternidade.
Canto: Eu te louvarei Senhor (Vida Reluz)
Eu te louvarei senhor
De todo coração com toda a minha alma
Eu te louvarei senhor teu santo nome
Para sempre bendirei
Em tua presença...Eu quero estar
Em solo santo...Vou te adorar (2x)
Te adorar...Te adorar...Te adorar...Vou te adorar
Quem dera eu acerca-me a ti
E te ouvi dizer...Tira as sandálias dos pés
Pois o lugar que estás...é santo
Te adorar...Te adorar...Te adorar...Vou te adorar
D: Na narração dos discípulos de Emaús, o próprio Cristo intervém para mostrar, «começando por Moisés e seguindo por todos os profetas», como «todas as Escrituras» conduzem ao mistério da sua pessoa (cf. Lc 24,27). As suas palavras fazem «arder» os corações dos discípulos, tiram-nos da obscuridade da tristeza e do desânimo, suscitam neles o desejo de permanecer com Ele.
T: Fica conosco Senhor. É tarde e a noite já vem. Fica conosco Senhor somos teus seguidores também.
Todos: Senhor Jesus, nós te adoramos Senhor por que tu és a nossa luz, porque tu fazes arder o nosso coração coma tua Palavra, com a tua presença no nosso meio. Faze Senhor que fiquemos sempre contigo participando do mistério eucarístico e que possamos através da nossa vida, do nosso testemunho revelar-te aos nossos irmãos.
T: (Cantando) Fica conosco Senhor. É tarde e a noite já vem. Fica conosco Senhor somos teus seguidores também.
D: Ao pedido dos discípulos de Emaús para que ficasse «com» eles, Jesus responde com um dom muito maior: através do sacramento da Eucaristia encontrou o modo de permanecer «dentro» deles.
L1: Receber a Eucaristia é entrar em comunhão profunda com Jesus. «Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós» (Jo 15,4). Esta relação de íntima e recíproca «permanência» permite-nos antecipar de algum modo o céu na terra.
D: Não é porventura este o maior anseio do homem? Não foi isso mesmo o que Deus Se propôs, ao realizar na história o seu desígnio de salvação?
L2: Ele colocou no coração do homem a «fome» da sua Palavra (cf. Am 8,11), uma fome que ficará saciada apenas na plena união com Ele. A comunhão eucarística foi-nos dada para «nos saciarmos» de Deus sobre esta terra, à espera da saciedade plena no céu.
T: (Cantando) Fica conosco Senhor. É tarde e a noite já vem. Fica conosco Senhor somos teus seguidores também.
Todos: Nós te adoramos Senhor Jesus Cristo, pela prova de amor que nos deste expresso na vontade de ficar entre nós. Nós temos sede e fome se de ti sacia-nos Senhor, com tua Palavra, com teu corpo e com teu sangue. Fica sempre conosco Senhor, pois somos teus seguidores.
D: Os dois discípulos de Emaús, depois de terem reconhecido o Senhor, «partiram imediatamente» (Lc 24,33) para comunicar o que tinham visto e ouvido.
L1: Quando se faz uma verdadeira experiência do Ressuscitado, alimentando-se do seu corpo e do seu sangue, não se pode reservar para si mesmo a alegria sentida. O encontro com Cristo, continuamente aprofundado na intimidade eucarística, suscita na Igreja e em cada cristão a urgência de testemunhar e evangelizar.
L2: O Apóstolo coloca em estreita inter-relação o banquete e o anúncio: entrar em comunhão com Cristo no memorial da Páscoa significa ao mesmo tempo experimentar o dever de fazer-se missionário do acontecimento que esse rito atualiza.
D. Irmãos e irmãs, iluminados pela presença de Cristo Ressuscitado, que aqueceu os nossos corações pela Palavra refletida, vamos suplicar como os discípulos de Emaús: T. Ficai conosco, Senhor.
L1. Quando nos sentimos fragilizados... T. Ficai conosco, Senhor.
L2. Quando nos sentimos tentados... T. Ficai conosco, Senhor.
L3. Quando nos sentimos fracos diante do mal... T. Ficai conosco, Senhor.
L4. Quando nos deparamos com tanta desigualdade social... T. Ficai conosco, Senhor.
L5. Quando vemos o planeta ser destruído pela ganância... T. Ficai conosco, Senhor.
L6. Quando nossa fé parece insuficiente... T. Ficai conosco, Senhor.
L7. Quando vos reconhecemos na Eucaristia... T. Ficai conosco, Senhor.
Canto: Quem Não te louvará (Vida Reluz)
Quem não te louvará, ó senhor dos exércitos? (bis)
Santo, santo é o senhor Jesus. (bis)
Quem não te louvará, ó senhor dos exércitos? (bis)
Justo, justo é o senhor Jesus. (bis)
Quem não te louvará, ó senhor dos exércitos? (bis)
Forte, forte é o senhor Jesus. (bis)
Quem não te louvará, ó senhor dos exércitos? (bis)
Fornecido por CComment