Artigos

A sagrada família hoje

A sagrada família hoje

O Papa João Paulo II, na Carta às Famílias, chamou a família de “Santuário da vida” (CF, 11).

Santuário quer dizer “lugar sagrado”. É ali que a vida humana surge como que de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. É missão sagrada da família: guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida. O Concílio Vaticano II já a tinha chamado de “a Igreja doméstica” (LG, 11) na qual Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido; nele também foi ensinado que: “A salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar” (GS, 47).

Jesus habita com a família cristã. A presença do Senhor nas Bodas de Caná da Galiléia significa que o Senhor “quer estar no meio da família”, ajudando-a a vencer todos os seus desafios.

Desde que Deus desejou criar o homem e a mulher “à sua imagem e semelhança” (Gen 1,26), Ele os quis “em família”. Por isso, a família é uma realidade sagrada. Jesus começou sua missão redentora da humanidade na Família de Nazaré. A primeira realidade humana que Ele quis resgatar foi a família; Ele não teve um pai natural aqui, mas quis ter um pai adotivo, quis ter uma família, e viveu nela trinta anos. Isso é muito significativo. Com a presença d’Ele na família – Ele sagrou todas as famílias.

Conta-nos São Lucas que após o encontro do Senhor no Templo, eles [a Sagrada Família] voltaram para Nazaré “e Ele lhes era submisso” (cf. Lc 2,51). A primeira lição que Jesus nos deixou na família é a de que os filhos devem obedecer aos pais, cumprindo bem o Quarto Mandamento da Lei. Assim se expressou o Papa João Paulo II:
“O Filho unigênito, consubstancial ao Pai, ‘Deus de Deus, Luz da Luz’, entrou na história dos homens através da família” (CF, 2).

Ao falar da família no plano de Deus, o Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que ela é “vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai” (CIC, 2205).
“A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade” (CIC, 2207).

A Família de Nazaré sempre foi e sempre será o modelo para todas as famílias cristãs. Acima de tudo, vemos uma família que vive por Deus e para Deus; o seu projeto é fazer a vontade de Deus. A Sagrada Família é a escola das virtudes por meio da qual toda pessoa deve aprender e viver desde o lar.

Maria é a mulher submissa a Deus e a José, inteiramente a serviço do Reino de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra” (Lc 1,38). A vontade dela é a vontade de Deus; o plano dela é o plano de Deus. Viveu toda a sua vida dedicada ao Menino Deus, depois ao Filho, Redentor dos homens, e, por fim, ao serviço da Igreja, a qual o Redentor instituiu para levar a salvação a todos os homens.

José era o pai e esposo fiel e trabalhador, homem “justo” (Mt 1, 19), homem santo, pronto a ouvir a voz de Deus e cumpri-la sem demora. Foi o defensor do Menino e da Mãe, os tesouros maiores de Deus na Terra. Com o trabalho humilde de carpinteiro deu sustento à Família de Deus, deixando-nos a lição fundamental da importância do trabalho, qualquer que seja este. Em vez de escolher um pai letrado e erudito para Jesus, Deus escolheu um pai pobre, humilde, santo e trabalhador braçal. José foi o homem puro, que soube respeitar o voto perpétuo de virgindade de sua esposa, segundo os desígnios misteriosos de Deus.

A Família de Nazaré é para nós, hoje, mais do que nunca, modelo de unidade, amor e fidelidade. Mais do que nunca a família hoje está sendo destruída em sua identidade e em seus valores. Surge já uma “nova família” que nada tem a ver com a família de Deus e com a Família de Nazaré.

As mazelas de nossa sociedade –, especialmente as que se referem aos nossos jovens: crimes, roubos, assaltos, seqüestros, bebedeiras, drogas, homossexualismo, lesbianismo, enfim, os graves problemas morais e sociais que enfrentamos, – têm a sua razão mais profunda na desagregação familiar a que hoje assistimos, face à gravíssima decadência moral da sociedade.

Como será possível, num contexto de imoralidade, insegurança, ausência de pai ou mãe, garantir aos filhos as bases de uma personalidade firme e equilibrada e uma vida digna, com esperança?

Fruto da permissividade moral e do relativismo religioso de nosso tempo, é enorme a porcentagem dos casais que se separam, destruindo as famílias e gerando toda sorte de sofrimento para os filhos. Muitos crescem sem o calor amoroso do pai e da mãe, carregando consigo essa carência afetiva para sempre.

A Família de Nazaré ensina ainda hoje que a família – segundo o plano de Deus – deve ser formada por um casal: um homem e uma mulher, e os filhos; e não por uma caricatura de família ou “família alternativa” na qual os pais já não são um casal, mas um par do mesmo sexo.

A família desses nossos tempos pós-modernos só poderá se reencontrar e salvar a sociedade se souber olhar para a Sagrada Família e copiar o seu modo de vida: serviçal, religioso, moral, trabalhador, simples, humilde, amoroso… Sem isso, não haverá verdadeira família e sociedade feliz.

Professor Felipe Aquino


COMENTÁRIOS


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Fornecido por CComment

Teste de variaveis de ambiente url

Programação das Missas e Celebrações de maio de 2024: Missa Adoração das Famílias, Missa Imaculado Coração de Maria, Festa da Penha. 


 


 

Intenções do Papa para o mês de Maio de 2024

Pela formação de religiosas, religiosos e seminaristas

Rezemos para que as religiosas, os religiosos e os seminaristas cresçam na sua caminhada vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho.

 

MISSA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO - BÊNÇÃO DAS CARTEIRAS DE TRABALHO
01/mai Quarta-feira 12h00 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
MISSA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO COM AS FAMÍLIAS - BÊNÇÃO DAS CARTEIRAS DE TRABALHO
01/mai Quarta-feira 19h30 São Pedro Pescador Pe. Hugo (Missa)
TARDE DE ORAÇÃO E SÚPLICA POR CURA E LIBERTAÇÃO
02/mai Quinta-feira 15h00 Matriz Frei Josué (Missa e Adoração)
MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS - ANIVERSÁRIO DO PADRE RONALDO
02/mai Quinta-feira 19h30 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
MISSA DE 1ª SEXTA-FEIRA - VOTIVA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
03/mai Sexta-feira 06h30 Sagrado Coração de Jesus Pe. Ronado (Missa )
14h30 Sagrado Coração de Jesus Pe. Hugo (Adoração e Confissão)
15h00 Sagrado Coração de Jesus Pe. Hugo (Missa)
MISSA DEVOCIONAL DOS 5 PRIMEIROS SÁBADOS
04/mai Sábado 06h30 Sagrado Coração de Jesus Pe. Ronaldo (Missa )
MISSA DE PRECEITO DOMINICAL- 6º DOMINGO DO TEMPO DA PÁSCOA
04/mai Sábado 18h00 Santa Clara de Assis Pe. Ronaldo (Missa)
18h00 São Pedro Pescador Pe. Hugo (Missa)
19h30 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
05/mai Domingo 08h00 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
08h00 Sagrado Coração de Jesus Pe. Hugo (Missa)
10h00 Matriz Pe. Hugo (Missa - 1ª Comunhão)
10h00 São Pedro Pescador Pe. Ronaldo (Missa - 1ª Comunhão)
10h00 Sagrado Coração de Jesus Pe. José (Missa - 1ª Comunhão)
17h00 São Pedro Pescador Pe. Hugo (Missa)
17h00 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
19h00 Sagrado Coração de Jesus Pe. Ronaldo (Missa)
19h00 Matriz Pe. Hugo (Missa)
06/mai Segunda-feira 19h30 Matriz Pe. Hugo (Missa)
07/mai Terça-feira 19h30 Santa Clara de Assis Pe. Hugo (Missa)
08/mai Quarta-feira 12h00 Matriz Diac. Sérgio (Celebração da Palavra)
19h30 São Pedro Pescador Pe. Hugo (Missa)
MISSA POR CURA E LIBERTAÇÃO
09/mai Quinta-feira 19h30 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
10/mai Sexta-feira 06h30 Sagrado Coração de Jesus Pe. Ronaldo (Missa)

MISSA DE PRECEITO DOMINICAL- MISSA DA VIGÍLIA DA ASCENÇÃO DO SENHOR

ATENÇÃO: A Missa deste Sábado (11/maio) será da Vigília da Ascenção, a participação nesta Missa vale como preceito dominical.

11/mai Sábado 18h00 Santa Clara de Assis Pe. Hugo (Missa)
18h00 São Pedro Pescador Pe. Ronaldo (Missa)
19h30 Matriz Pe. Hugo (Missa)
MISSA DE PRECEITO DOMINICAL- MISSA DO DIA DA ASCENÇÃO DO SENHOR
12/mai Domingo 08h00 Matriz Pe. Hugo (Missa)
08h00 Sagrado Coração de Jesus Pe. Ronaldo (Missa)
10h00 Matriz Pe. Hugo (Missa)
10h00 São Pedro Pescador Pe. Ronaldo (Missa)
17h00 São Pedro Pescador Pe. Ronaldo (Missa)
17h00 Matriz Pe. Hugo (Missa)
19h00 Sagrado Coração de Jesus Pe. Ronaldo (Missa)
19h00 Matriz Pe. Hugo (Missa)
MISSA VOTIVA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
13/mai Segunda-feira 19h30 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
14/mai Terça-feira 19h30 Santa Clara de Assis Pe. José (Missa)
15/mai Quarta-feira 12h00 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
19h30 São Pedro Pescador Pe. Ronaldo (Missa)
16/mai Quinta-feira 19h30 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
17/mai Sexta-feira 06h30 Sagrado Coração de Jesus Pe. Ronaldo (Missa)

MISSA DE PRECEITO DOMINICAL - MISSA DA VIGÍLIA DE PENTECOSTES - PAROQUIAL

ATENÇÃO: Neste sábado (18/maio) a Missa da vigília será paroquial, na comunidade Matriz. Não haverá Missas nas comunidades. A oferta do sábado será destinada para a Comunidade Santa Clara. No domingo (19/maio) teremos missa normalmente como de costume.

18/mai Sábado 19h30 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
MISSA DE PRECEITO DOMINICAL - MISSA DO DIA DE PENTECOSTES - COMUNIDADES
19/mai Domingo 08h00 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
08h00 Sagrado Coração de Jesus Pe. José (Missa)
10h00 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
10h00 São Pedro Pescador Pe. José (Missa)
17h00 São Pedro Pescador Pe. José (Missa)
17h00 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
19h00 Sagrado Coração de Jesus Pe. José (Missa)
19h00 Matriz Pe. Ronaldo  
20/mai Segunda-feira 19h30 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
21/mai Terça-feira 19h30 Santa Clara de Assis Pe. José (Missa)
22/mai Quarta-feira 12h00 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
19h30 São Pedro Pescador Pe. Ronaldo (Missa)
23/mai Quinta-feira 19h30 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
24/mai Sexta-feira 06h30 SAGRADO Pe. Hugo (Missa)
MISSA DE PRECEITO DOMINICAL- DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
25/mai Sábado 18h00 Santa Clara de Assis Pe. Hugo (Missa)
18h00 São Pedro Pescador Pe. Ronaldo (Missa)
19h30 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
26/mai Domingo 08h00 Matriz Pe. Hugo (Missa)
08h00 Sagrado Coração de Jesus Pe. Ronaldo (Missa)
10h00 Matriz Pe. Hugo (Missa)
10h00 São Pedro Pescador Pe. Ronaldo (Missa)
17h00 São Pedro Pescador Pe. Hugo (Missa)
17h00 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
19h00 Sagrado Coração de Jesus Pe. Hugo (Missa)
19h00 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
27/mai Segunda-feira 19h30 Matriz Pe. Ronaldo (Missa)
28/mai Terça-feira 19h30 Santa Clara de Assis Pe. Evandro (Missa)
29/mai Quarta-feira 12h00 Matriz Pe. Hugo (Missa)
19h30 São Pedro Pescador Pe. Ronaldo (Missa)
PROGRAMAÇÃO DE CORPUS CHRISTI - PAROQUIAL
29/mai Quarta-feira 19h30 Montagem dos tapetes na Avenida Dr. Jair de Andrade    
ESCALA DO DIA DE ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO NA IGREJA MATRIZ
30/mai Quinta-feira 10h00 Sob a responsabilidade da São Francisco de Assis   (Adoração)
11h00 Sob a responsabilidade da São Pedro Pescador   (Adoração)
12h00 Sob a responsabilidade da Sagrado C. de Jesus   (Adoração)
13h00 Sob a responsabilidade da Santa Clara de Assis   (Adoração)
14h00 Sob a responsabilidade da São Francisco de Assis   (Adoração)
MISSA SOLENE DE CORPUS CHRISTI - MISSA PAROQUIAL - CAMPAL
30/mai Quinta-feira 16h00 EM FRENTE DA Matriz Pe. Hugo (Missa)

 

Paróquia São Francisco de Assis

Compartilhe!
Salvar
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Política de Privacidade
Analíticos
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
: Utilizamos ferramentas do Google neste site.
Aceito
Não aceito
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Facebook
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito
Platform161
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito